O futuro do marketing

Patricia Daré Artoni

Tendências de transformação incluem personalização, humanização, diversidade e marketing de conteúdo e omnichannel, entre outras

Nos últimos anos, o marketing passou por diversas mudanças e transformações, impulsionadas principalmente pelo avanço das tecnologias e pela mudança de comportamento dos consumidores. Diante desse cenário, é natural questionar o que o futuro do marketing nos reserva e quais são as principais tendências para os próximos anos.

O relatório de pesquisa O Futuro do Marketing elaborada pelo LabMKT-FIA e pela TopBrands Consultoria de Branding, realizada recentemente com mais de 585 especialistas de marketing, aponta que um dos aspectos mais relevantes para o futuro do marketing é a personalização das “ofertas de marketing”, conforme apontado por 78% dos respondentes. Por isto, cada vez mais, as marcas têm se preocupado em oferecer experiências únicas e personalizadas aos seus consumidores. Esta demanda diz respeito tanto à personalização da entrega de produtos e serviços como quanto à comunicação

Para isso, a utilização de dados e a inteligência artificial têm sido fundamentais, permitindo com que as empresas conheçam melhor o perfil e as preferências dos seus clientes, entregando conteúdos e ofertas mais relevantes. No que tange o consumo de conteúdos, a pesquisa aponta uma contradição desafiadora: de um lado 48% acreditam que há uma perda de confiança nas marcas, mas de outro 80% acreditam que a marca continuará sendo importante ou muito importante no futuro. Como então, ganhar a confiança para manter a relevância de sua marca, então?

Uma tendência importante é a humanização das marcas. Para 70% dos respondentes, quase todas as marcas irão comunicar seu propósito. Em um mundo cada vez mais digital, as pessoas buscam conexões emocionais e relacionamentos autênticos, mesmo com empresas. Por isso, é essencial que as marcas sejam mais humanas em suas comunicações, mostrando sua personalidade, valores e o legado que almejam deixar para o mundo.

Um outro ponto de interessante reflexão apontado pela pesquisa é que para 73% dos respondentes da pesquisa, os profissionais de marketing terão que usar influenciadores (sejam os micro ou macro influenciadores) para criarem laços mais profundos com seus consumidores, para se conectarem e se engajarem com clientes nos novos ambientes de negócios e relacionamento. A propaganda tradicional continuará a perder espaço no conjunto da comunicação.

Este desafio se torna tanto maior quando constatamos o Ceticismo e Superficialidade nos consumidores. Cerca de 66% dos respondentes da pesquisa concordam que as pessoas preferirão acessar conteúdos em maior quantidade a respeito de diferentes temas, mas com informação mais superficial. E, 75% dos respondentes acreditam que para tanto, as pessoas utilizarão várias telas, privilegiando conteúdos e evitando a propaganda.

A diversidade e a inclusão também são temas cada vez mais relevantes para o marketing. Muito embora possa-se observar que ainda há um caminho a ser traçado e percorrido nesta direção, tanto na capacitação de times para potencializar os resultados ainda incipientes, quanto aos investimentos dedicados a ações nesse sentido. Além disso, a diversidade na equipe de marketing pode trazer novas perspectivas e ideias para as campanhas e estratégias das empresas. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e atentos às questões sociais e políticas, e esperam que as marcas se posicionem de forma clara e engajada em relação a esses temas.

A transformação digital é outra tendência que já está em curso e deve se acentuar ainda mais nos próximos anos. A pandemia acelerou a adoção de tecnologias como e-commerce, chatbots, smart speakers, inteligência artificial e realidade aumentada. Essas soluções devem se tornar ainda mais presentes no dia a dia das empresas e dos consumidores, transformando a forma como as pessoas consomem e se relacionam com as marcas.

Por fim, o marketing omnichannel é uma tendência que ganha cada vez mais espaço, uma vez que permite que as empresas se comuniquem com seus consumidores de forma integrada e em diferentes canais, oferecendo uma experiência mais fluida e coerente. Nada mais, nada menos que 92% dos respondentes concordam que esta é uma tendência muito importante ou importante. Portanto, é fundamental que as empresas entendam que seus clientes estão presentes em diferentes canais e plataformas, e que é necessário oferecer uma experiência consistente em todas elas.

Em suma, o futuro do marketing é marcado por diversas tendências e transformações, que devem impulsionar ainda mais a personalização, a humanização, a diversidade, a transformação digital, o marketing de conteúdo e o marketing omnichannel. As empresas que souberem se adaptar e inovar nessas áreas terão mais chances de se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e desafiador. Cabe aqui também um desafio aos profissionais de marketing que também precisam se transformar e se atualizarem mais rápido do que nunca.

Artigo retirado do site “O Especialista”, no link: https://oespecialista.com.br/opinioes/o-futuro-do-marketing/