Curso de Pós-Graduação em Marketing Estratégico

Carga Horária: 360 horas

PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING ESTRATÉGICO

Para atender a uma demanda crescente das empresas por profissionais altamente capacitados e técnicos em conhecimentos de marketing estratégico desenvolvemos em formato lato sensu a Pós-Graduação Marketing Estratégico.
O curso visa ampliar a visão sobre o papel estratégico do marketing nas organizações, indo além da percepção comum de que se trata apenas de uma área comercial voltada para comunicação, publicidade ou propaganda. Com disciplinas abrangentes e atualizadas, os participantes terão a oportunidade de aprofundar seu conhecimento e adquirir habilidades essenciais para impulsionar o sucesso de suas empresas. Com conteúdo que envolve avaliação estratégica do mercado, passando pelo posicionamento competitivo até análise de mercados e do comportamento do consumidor.

Diferenciais

Nosso objetivo central é levar o aluno a um patamar diferenciado no mercado. Isso se dá a partir dos professores do curso, os quais podem ser profissionais com anos de experiência no mercado, acadêmicos altamente qualificados com mestrado e doutorado e consultores com larga experiência na gestão de Marketing. Essa conjunção de professores proporciona um aprendizado que nenhum outro curso é capaz de proporcionar. Além disso, nosso curso traz algo que não se oferece em outros cursos: atividades extra-classe. Ao longo do curso serão preparadas experiências em que o aluno poderá vivenciar, desde visitas às empresas, live-cases, competições internacionais, etc.

Os alunos de Pós e MBA do Labmkt-FIA têm acesso ao Centro de Orientação de Carreira em Marketing . Lá você pode tirar dúvidas e, ao mesmo tempo, ter acesso a recursos variados e diferenciados que vão ajudar você a planejar melhor sua carreira e desenvolvimento profissional.

Objetivos

O curso oferece uma ampla variedade de disciplinas que visam fornecer aos participantes uma visão geral abrangente do marketing estratégico em setores diversos e no contexto B2B. Desde a análise de cenários e tendências até a identificação e segmentação de clientes, passando pela análise da indústria e pela avaliação do potencial de mercado, as disciplinas abordam os principais elementos que compõem uma estratégia de marketing bem-sucedida.

Perfil do Aluno

O requisito básico para fazer parte deste curso é ter formação superior. O curso visa, portanto, preencher uma lacuna existente no mercado, oferecendo uma formação abrangente e atualizada em marketing estratégico para profissionais de marketing e para aqueles que desejam avançar em suas carreiras, alinhando suas habilidades técnicas com uma visão estratégica de marketing

Certificação

O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018. Será considerado aprovado, quem obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina ou módulo da estrutura curricular do curso e, simultaneamente, de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência no total de carga horária presencial do curso, bem como, ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso. Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.

Metodologia

A metodologia do curso está focada em três pilares centrais: aulas com atividades didáticas dinâmicas, discussão e apresentação de casos, experiências de aprendizado. As aulas terão como característica central a divisão entre uma parte expositiva, onde o professor irá apresentar o conteúdo, e uma parte prática. Nesta parte os alunos terão a oportunidade de interagir com os colegas de curso e de forma mais próxima com o professor, treinando suas habilidades de comunicação e trabalho em equipe. As experiências de aprendizado envolvem atividades diversas que serão programadas ao longo do curso e que não acontecem dentro da sala de aula. Essas atividades terão como pano de fundo o desafio de colocar o aluno em contato direto com o mercado e com o que há de mais avançado na área de Marketing Estratégico.

Sistema de Avaliação

A avaliação é centrada no aluno, procurando identificar suas potencialidades e os pontos onde deve melhorar. Desta forma, cada avaliação realizada, seja via prova, trabalho em grupo ou outra atividade, terá como função direcionar o aluno para onde ele deve dedicar seus esforços para se tornar um profissional de marketing mais qualificado. Essas avaliações não se prenderão apenas aos conhecimentos teóricos adquiridos, mas também ao desenvolvimento de habilidades comportamentais, como trabalho em equipe e comunicação. Este esforço adicional de avaliação traz como benefício aumentar a autonomia do aluno para quando precisar se posicionar dentro de uma organização, aumentando sua empregabilidade e seu valor no mercado como colaborador.

Matriz Curricular

Experiência do Cliente

  • Marketing Experiencial e Sensorial
  • Gestão Estratégica de Segmentos e a Jornada do Cliente – UX e CX
  • Gestão de Marketing de Serviços com Foco no Consumidor

Top Trends em Marketing

  • Marketing Pessoal
  • Data-Driven Marketing Strategy
  • Imersão Marketing 360º
  • Fundamentos do CMO (Chief Marketing Officer)
  • Tendências Digitais na Comunicação e Marketing
  • Growth Marketing
  • Branding – Desafios Contemporâneos
  • Brand Equity e Posicionamento de Marca

Gestão de Canais e Martech

  • Data Based Decision Making
  • Marketing Technology para Transformação de Negócios
  • Estratégias de Gestão de E-commerce

Marketing Digital

  • Planejamento e Gerenciamento da Aquisição de Clientes com Estratégias de Marketing Digital
  • Gerenciamento de Retenção e Monetização com Estratégias de Marketing Digital
  • Consumidores e Ativismo de Marca no Ambiente Digital

Construção de Valor em Marketing

  • Desenvolvimento e Gestão de Produtos e Portfólios
  • Estratégias de Preços que Geram Valor
  • Gestão Estratégica de Canais de Distribuição e Trade Marketing

Comunicação de Valor em Marketing

  • O Papel das Mídias Sociais na Comunicação da Empresa
  • Desafios para a Construção de um Posicionamento Vencedor
  • Brand Equity – Estratégias para Construir Valor

Branding – Construção de Marcas

  • Gestão da Marca Corporativa
  • Construção da Identidade de Marca
  • Marketing e Estratégia Corporativa

Marketing e Posicionamento Estratégico

  • Marketing Estratégico
  • Análise de Cenários e Tendências
  • Estratégias de Análise e Segmentação de Mercado

Planejamento Estratégico em Marketing

  • Comunicação e Negociação Eficaz com Clientes Estratégicos
  • Análise e Planejamento de Recursos e Capacidades Organizacionais
  • Diferenciação Competitiva

Trabalho de Conclusão de Curso

  • Trabalho de Conclusão de Curso
Presencial
EAD Ao Vivo

Depoimentos sobre este curso

Informações de Contato
Coordenador
do Curso
Professor Doutor Andres Veloso

Prof. Dr.

Andres Veloso

Biografia
Prof. Andres Rodriguez Veloso – Coordenador do LabMarketing/FIA. Professor Titular da USP, Vice-Chefe do Departamento de Administração da FEA-USP, Professor de Pós- Graduação (Mestrado e Doutorado) da FEA-USP, Vice-Coordenador do SEMEAD, Representante eleito do Brasil na European Marketing Association (EMAC). Membro da Comissão de Ética e Compliance da FIA Business School. Tem diversos livros, capítulos de livro, artigos em revistas e em congressos nacionais e internacionais.