Para atender a uma demanda crescente das empresas por profissionais altamente capacitados e técnicos em conhecimentos de marketing estratégico desenvolvemos em formato lato sensu a Pós-Graduação Marketing Estratégico.
O curso visa ampliar a visão sobre o papel estratégico do marketing nas organizações, indo além da percepção comum de que se trata apenas de uma área comercial voltada para comunicação, publicidade ou propaganda. Com disciplinas abrangentes e atualizadas, os participantes terão a oportunidade de aprofundar seu conhecimento e adquirir habilidades essenciais para impulsionar o sucesso de suas empresas. Com conteúdo que envolve avaliação estratégica do mercado, passando pelo posicionamento competitivo até análise de mercados e do comportamento do consumidor.
Nosso objetivo central é levar o aluno a um patamar diferenciado no mercado. Isso se dá a partir dos professores do curso, os quais podem ser profissionais com anos de experiência no mercado, acadêmicos altamente qualificados com mestrado e doutorado e consultores com larga experiência na gestão de Marketing. Essa conjunção de professores proporciona um aprendizado que nenhum outro curso é capaz de proporcionar. Além disso, nosso curso traz algo que não se oferece em outros cursos: atividades extra-classe. Ao longo do curso serão preparadas experiências em que o aluno poderá vivenciar, desde visitas às empresas, live-cases, competições internacionais, etc.
Os alunos de Pós e MBA do Labmkt-FIA têm acesso ao Centro de Orientação de Carreira em Marketing . Lá você pode tirar dúvidas e, ao mesmo tempo, ter acesso a recursos variados e diferenciados que vão ajudar você a planejar melhor sua carreira e desenvolvimento profissional.
O curso oferece uma ampla variedade de disciplinas que visam fornecer aos participantes uma visão geral abrangente do marketing estratégico em setores diversos e no contexto B2B. Desde a análise de cenários e tendências até a identificação e segmentação de clientes, passando pela análise da indústria e pela avaliação do potencial de mercado, as disciplinas abordam os principais elementos que compõem uma estratégia de marketing bem-sucedida.
O requisito básico para fazer parte deste curso é ter formação superior. O curso visa, portanto, preencher uma lacuna existente no mercado, oferecendo uma formação abrangente e atualizada em marketing estratégico para profissionais de marketing e para aqueles que desejam avançar em suas carreiras, alinhando suas habilidades técnicas com uma visão estratégica de marketing
O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018. Será considerado aprovado, quem obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina ou módulo da estrutura curricular do curso e, simultaneamente, de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência no total de carga horária presencial do curso, bem como, ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso. Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.
A metodologia do curso está focada em três pilares centrais: aulas com atividades didáticas dinâmicas, discussão e apresentação de casos, experiências de aprendizado. As aulas terão como característica central a divisão entre uma parte expositiva, onde o professor irá apresentar o conteúdo, e uma parte prática. Nesta parte os alunos terão a oportunidade de interagir com os colegas de curso e de forma mais próxima com o professor, treinando suas habilidades de comunicação e trabalho em equipe. As experiências de aprendizado envolvem atividades diversas que serão programadas ao longo do curso e que não acontecem dentro da sala de aula. Essas atividades terão como pano de fundo o desafio de colocar o aluno em contato direto com o mercado e com o que há de mais avançado na área de Marketing Estratégico.
A avaliação é centrada no aluno, procurando identificar suas potencialidades e os pontos onde deve melhorar. Desta forma, cada avaliação realizada, seja via prova, trabalho em grupo ou outra atividade, terá como função direcionar o aluno para onde ele deve dedicar seus esforços para se tornar um profissional de marketing mais qualificado. Essas avaliações não se prenderão apenas aos conhecimentos teóricos adquiridos, mas também ao desenvolvimento de habilidades comportamentais, como trabalho em equipe e comunicação. Este esforço adicional de avaliação traz como benefício aumentar a autonomia do aluno para quando precisar se posicionar dentro de uma organização, aumentando sua empregabilidade e seu valor no mercado como colaborador.