Martech e seu papel catalisador de novas experiências ao cliente

Patricia Daré Artoni

Crescimento explosivo de dispositivos digitais criou fluxo de dados que abre oportunidades para profissionais de marketing e estratégias digitais

O crescimento explosivo de dispositivos digitais e aplicativos de software criou fluxos de dados que capturam como os consumidores interagem com produtos, serviços, empresas e outros consumidores em vários pontos ao longo da sua jornada. Isso gera uma oportunidade para os profissionais de marketing que estão desenvolvendo estratégias de Martech = Marketing + Technology.

O uso das novas tecnologias em marketing tem potencial enorme. Principalmente, quando a aplicação ocorre visando construir experiências únicas ao cliente. De um lado, têm sido empregadas para identificar novos hábitos de consumo e rotina dos consumidores e, por outro, para construir relacionamentos, e ainda traduzir os dados dos consumidores em insights para melhor desempenho no negócio.

Na busca desses benefícios, as empresas recorrem a variados fornecedores de soluções, softwares e até mesmo consultorias. Antes focadas em seus produtos e serviços, agora incorporam o desafio de se dedicar à inovação, a aprofundarem em ciências comportamentais, novas tecnologias e a habilidades de comunicação e gestão, para permitir avanços rápidos e aplicativos personalizados ao usuário.

As possibilidades são infinitas, estão cada vez mais presentes no dia a dia do consumidor e com verba dedicada dos orçamentos dos profissionais de Marketing! Estima-se que mais de 21% do orçamento de um profissional de marketing seja reservado para iniciativas de inovação (apesar de cortes em outras áreas, que ocorreram em 2021) e que estes gastos têm aumentado ano após ano*.

O que precisamos é de líderes que transformem as organizações e ampliem as experiências dos usuários. Uma boa notícia para os profissionais de marketing é o aumento da disposição das empresas em investir nestas novas tecnologias. Pesquisas junto a CMOs realizadas pela Gartner (2021), apontam que as empresas têm demandado profissionais que liderem a transformação digital de seus negócios, identifiquem oportunidades, construam novas experiências aos usuários, e desenvolvam novos canais de comunicação e comercialização.

Sabemos que o desafio é grande, que são inúmeras as possibilidades de aplicação criando, comunicando e entregando propostas e ofertas que têm valor para clientes, parceiros e a sociedade em geral.

Agora convido a refletir sobre o que podem fazer para melhorar a experiência do cliente.

Já começou a implantar ações nesse campo? Tempo e dedicação são necessários, assim como atualização para surpreender o cliente de forma única. Lembre-se que esse esforço pode garantir maiores oportunidades profissionais e melhor desempenho corporativo, e por que não, uma sociedade mais eficiente e integrada.

*(Fonte: Pesquisa de gastos com CMO da Gartner, 2021)

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